Justiça Fachin anula condenações de Lula na Lava Jato

 Ministro Edson Fachin durante sessão extraordinária do STF.

Fachin anula condenações de Lula na Lava Jato

Ministro considerou Vara de Curitiba incompetente para julgar o caso

Publicado em 08/03/2021 - 16:18 Por André Richter – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público. 

Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso. 

A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília. 

"Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o relator [Fachin], tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos”, diz nota do gabinete de Fachin. 

A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt. 

A decisão também atinge o processo sobre supostas doações irregulares ao Instituto Lula. O processo ainda está em tramitação na 13ª Vara e também deverá ser enviado para Brasília. 

Defesa

Em nota, a defesa de Lula declarou que recebeu a decisão com serenidade. Os advogados Cristiano Zanin e Valeska Teixeira Zanin Martins afirmaram que sempre sustentaram que as acusações contra o ex-presidente nunca tiveram relação com os desvios na Petrobras. 

“Por isso, a decisão que hoje afirma a incompetência da Justiça Federal de Curitiba é o reconhecimento de que sempre estivemos corretos nessa longa batalha jurídica, na qual nunca tivemos que mudar nossos fundamentos para demonstrar a nulidade dos processos e a inocência do ex-presidente Lula e o lawfare que estava sendo praticado contra ele”, diz a nota. 

Matéria atualizada às 16h24 para acréscimo de informações

Edição: Fábio Massalli

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

OUÇA A RÁDIO GRAJATUR PELA CXRADIO:

https://www.cxradio.com.br/radio/radio-grajatur-sao-paulo

VEJA TAMBÉM:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS AGÊNCIA BRASIL: 

https://agenciabrasil.ebc.com.br/



ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE ESPORTE:

 https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS BRASIL61:
 https://brasil61.com/noticias 


IMÓVEIS PARA ALUGAR NO JARDIM LUCÉLIA É NO GAZETIM CLASSIFICADOS:

 https://gazetimclassificados.blogspot.com/ 

CONHEÇA A LOJA ALINE COPERTIO ACESSE NO LINK ABAIXO.

ECONOMIZE COM ALINE COPERTIO SUA LOJA NA INTERNET

PROMOÇÃO DE AÇUCAREIRO COM DOSADOR NA ALINE COOPERTIO



https://alinemagazine.loja2.com.br/7098143-211-649-Acucareiro-Pratico

Comentários